Missão
Defesa da Mata Atlântica Brasileira, especialmente os Ecossistemas Associados à Mata Atlântica no Ceará, a saber: Encraves Florestais, Manguezais e Restingas.


A Fundação Mata Atlântica Cearense (FMAC) é uma organização não governamental brasileira, criada em 2006, que trabalha dentro da concepção de rede, com articulação internacional com a AVAZ, vinculada à Coordenação Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e Membro do Fórum Cearense de Meio Ambiente (FORCEMA).
A FMAC tem como objetivo o desenvolvimento de projetos focados na preservação, conservação, uso sustentável e repartição de benefícios nos ecossistemas associados à Mata Atlântica no Ceará, a saber: enclaves florestais, manguezais e restinga, valorizando o patrimônio histórico e as comunidades locais e tradicionais.
Atividades
A Fundação desenvolve atividades de aprimoramento profissional em educação ambiental e de exercício da cidadania ambiental, usa e dissemina eco técnicas associadas à agroecologia e astronomia agrícola, busca fortalecer comunidades através de trabalhos associativistas e cooperativistas, valorizando o Bioma Mata Atlântica no Estado do Ceará e buscando consolidar o respeito à sua legislação.


O público alvo preferencial é formado por estudantes; professores; agricultores, agricultoras e seus filhos e filhas; pequenos produtores rurais que trabalham em economia familiar; jovens, de ambos os sexos, e desempregados das comunidades rurais em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.
As atividades são realizadas em parceria com organizações governamentais, não governamentais, setores de responsabilidade socioambiental de empresas afins, associações de pequenos produtores, sindicatos e entidades outras da sociedade civil.